facebook

Como decorar sua casa no estilo rústico

dubambu rústico

Saiba como decorar sua casa com um estilo rústico mesmo não morando no campo

O estilo rústico se popularizou muito nas áreas rurais e de campo. Com o tempo ele passou a estar presente também nas áreas urbanas, mas com um estilo mais sofisticado e moderno. Essa decoração transforma o ambiente, trazendo mais conforto e tranquilidade. Uma das principais características para isso é a presença da natureza na mobília e decoração do espaço.

Escolhendo móveis rústicos

A escolha da mobília é uma das partes mais importantes na composição de uma decoração no estilo rústico. Você deve priorizar elementos naturais ou que remetam à natureza, como, barro, pedra, madeira, vime. Você pode combiná-los com estofados com design também rústico, para aumentar o conforto e manter a identidade do ambiente.

A madeira é um dos elementos mais utilizados na mobília rústica. Ao contrário do que muitos pensam, ela não precisa ter o aspecto de casa de campo. Você pode montar a composição de elementos com uma grande diversidade de madeiras, tanto em tipos e cores, como também escolhendo entre madeira crua ou uma madeira mais envelhecida.

Além disso, outros materiais também podem ser usados. O cobre e o ferro, por exemplo, são materiais muito utilizados por resistirem bem ao tempo e se adaptarem a diversos ambientes. O vime e o couro, por sua vez, ajudam a criar uma sensação de aconchego e passam um aspecto mais sofisticado. Outros materiais como pedras, tijolos e cerâmica também são ótimos para compor o espaço.

Decoração rústica

A decoração de um ambiente no estilo rústico pode incorporar diversos elementos. Como o rústico é normalmente associado a algo “rural”, é muito comum incluirmos plantas na decoração. Elas podem entrar tanto como elementos decorativos quanto como representações em estampas, papel de parede, quadros ou outros detalhes. A paleta de cores da decoração também deve refletir esse aspecto mais “natural”, buscando tons terrosos, ou até trazendo cores vibrantes como o verde, o amarelo e o laranja.

Já na parte da iluminação, como o objetivo é criar um ambiente aconchegante, é preferível escolher uma luz mais quente, com lâmpadas amarelas e com potência um pouco mais fraca. Também é uma ótima opção compor a decoração com luminárias de piso, abajures e pendentes. A iluminação natural também é muito bem-vinda no estilo rústico.

Variações do estilo rústico

Apesar de termos passado um panorama geral sobre os elementos do estilo rústico, é importante entender que ele pode se manifestar de diversas formas. Separamos algumas das mais comuns.

Estilo rústico escandinavo 

É um estilo que utiliza muito da madeira natural nos móveis e na decoração. As cores predominantes no estilo nórdico são o branco e o azul.

Estilo rústico italiano 

É um estilo que utiliza muito da madeira maciça e telhas de pedra. Normalmente a decoração e a mobília seguem estilos muito próximos, compondo um cenário único.

Estilo rústico americano 

É um estilo que utiliza madeira e tons naturais. Um dos principais elementos decorativos é a cadeira de balanço, que está em praticamente toda casa rústica americana.

Estilo rústico inglês 

É um estilo que utiliza grandes poltronas e sofás de couro, combinados com lareiras e escrivaninhas. Os livros e o estilo de uma biblioteca aconchegante são o forte na decoração.

Onde encontrar o que você busca

Se você quer encontrar móveis com estilo rústico sofisticado e moderno para a sua casa, você veio ao lugar certo! Aqui na Dubambu temos uma grande variedade de móveis e artigos de decoração que se encaixam nesse estilo. Você pode conferir todos aqui no nosso site ou na loja física, que fica na Av. Deusdedith Salgado, 1551 – Teixeiras, Juiz de Fora – MG.

Se você quiser acompanhar dicas e se inspirar para montar a sua casa, acompanhe nosso blog e nossas redes sociais!

Sobre Autor

Deixe um comentário

Você também pode gostar destes

No Related Post

X
viewup