facebook

Quais as tendências de decoração para 2023?

tendências decoração

Está pensando em mudar o visual da sua casa e não sabe por onde começar? Nós separamos algumas dicas com as principais tendências de 2023 na decoração e que são fáceis para ajudar você a repaginar os cômodos sem reforma e que irão dar um ar superconfortável e de bem-estar. 

Móveis em madeira

Os móveis em madeira podem trazer um toque de aconchego e elegância para a decoração da sua casa e estão em alta para 2023. Como existem muitos tipos de madeira e estilos de móveis disponíveis no mercado, desde os mais rústicos até os mais modernos, decida qual estilo se adapta melhor ao seu espaço e já imagine como deseja criar o ambiente. Escolha a cor e acabamento da madeira que melhor complementa a sua decoração e de acordo com o ar que deseja transmitir. Madeiras escuras, por exemplo, adicionam um toque mais clássico, enquanto as madeiras claras podem trazer uma sensação mais acolhedora.

Lembre-se de que os móveis em madeira podem ser versáteis e se encaixar em diversos tipos de decoração, desde rústico até moderno. Trabalhe com a madeira como uma peça-chave e adicione outras texturas e elementos para criar um ambiente único e aconchegante. Estas texturas podem ser tecidos, cerâmicas e metais, criando um espaço aconchegante e com um visual atrativo.

Texturas

Trabalhar as texturas na decoração da casa pode ser feito de várias maneiras, como a mistura de tecidos, tais como algodão, veludo, lã, seda e linho ou até mesmo de materiais, como pedra, madeira, cerâmica e outros elementos naturais, como plantas, quadros e vasos. Tudo isso vai dar um ar mais orgânico à sua decoração. Tapetes com diferentes texturas podem dar um toque especial em qualquer cômodo, seja um tapete de pele, felpudo, trançado ou até mesmo uma opção mais rústica. Papel de parede, pinturas, azulejos, tijolos aparentes, entre outras, podem trazer uma sensação acolhedora e única.

Que tal investir num mix de texturas? Elas deixam o espaço com mais personalidade e acrescentam detalhes interessantes. Dê atenção aos revestimentos, móveis e itens decorativos.  Lembre-se que trabalhar com texturas pode ser uma maneira divertida e criativa de dar um toque todo seu e aconchegante à sua casa, mas cuidado com os excessos. 

Cores neutras e aconchegantes

Cores neutras e naturais, como bege, palha, branco, cinza e tons terrosos, são ideais para criar uma decoração elegante e, ao mesmo tempo, acolhedora. Mas, se misturam muito bem com alguns elementos em cores mais vivas para criar um contraste interessante. Por exemplo, almofadas em tons mais fortes, como terracota, ou objetos decorativos em cores mais vibrantes podem ajudar a dar um toque todo especial ao seu espaço sem deixar de lado o conforto visual. Outra ótima opção é incluir plantas para dar cor ao espaço, além de trazer um pouco da natureza para dentro de casa. 

Cores vivas e ousadas

Sim, diferentemente da dica anterior, também está e deve permanecer em alta a busca por espaços mais coloridos. Ter cores neutras e naturais como tendência não impede que as cores vivas também ganhem espaço, afinal, decorar tem um viés muito pessoal e o importante é que a decoração seja feita de maneira a agradar e ser útil com a finalidade do espaço. 

Uma das dicas é escolher uma ou duas cores principais e algumas cores complementares para adicionar interesse visual. Por exemplo, vermelho e rosa com acentos de amarelo ou azul e verde com acentos de laranja. Tudo é permitido desde que com análise para não pesar o ambiente. 

Caso pintar todo o espaço não seja o seu caso, destacamos na dica anterior que as cores vibrantes casam bem com tons neutros, dividindo a atenção. Você pode manter as paredes em tons naturais ou neutros e adicionar as cores em objetos de decoração, como almofadas, tapetes, cortinas, quadros e vasos de flores. Neste caso, as cores-base são neutras e os acentos são em cores mais vivas. Para trabalhar com cores fortes, é importante criar equilíbrio no ambiente para que não pareça excessivamente carregado ou confuso.

Boho

O estilo Boho é uma tendência de decoração que se baseia na mistura de elementos com roupagem vintage, rústica e artesanal para criar um ambiente confortável e estiloso.  Ele é inspirado na estética da cultura boêmia (Boho vem de Bohemian), caracterizada por sua liberdade de expressão, amor pelas artes, viagens e natureza. É a junção de texturas em madeiras, ferros, tecidos, estampas, plantas, iluminação, quadros e elementos visuais que trazem muito conforto e acolhimento, inclusive utilizando de cores vivas em almofadas, cortinas e móveis. Você pode conferir outras dicas do estilo Boho clicando aqui.

Valorização do conforto

Nada mais importante na decoração do que garantir o conforto de quem vai usar. Afinal, este é o objetivo de toda mudança e reforma: garantir qualidade, conforto e satisfação. Existem muitas maneiras de chegar a esse objetivo, principalmente na escolha dos móveis. Invista naqueles que ofereçam conforto, como um sofá macio, poltronas acolhedoras, colchão de qualidade e cadeiras ergonômicas. Recorra também aos têxteis macios, como almofadas, tapetes, cortinas e lençóis. O conforto também passa pelo visual, então dentro daquilo que considera mais atrativo, tente incluir elementos naturais e objetos pessoais, como fotos de família, arte e souvenir de viagens que tenham significado pessoal para criar um ambiente com a sua cara e mais acolhedor.

Lembre-se sempre que, embora as tendências possam ajudar a inspirar a decoração de uma casa, é importante ressaltar que as escolhas são algo pessoal e devem refletir a personalidade e o estilo de vida de cada um. Por isso, é importante escolher elementos que sejam funcionais, confortáveis e agradáveis a você e à sua família. Por isso, na Dubambu você vai encontrar os melhores produtos com a qualidade de quem entrega satisfação e atendimento personalizado. Fale com a gente pelo WhatsApp, compre pelo site ou venha nos visitar na Av. Deusdedith Salgado, 1551 – Teixeiras, Juiz de Fora. Ah, acompanhe a gente pelas redes sociais e não perca nenhuma dica de decoração e estilo!

Sobre Autor

Deixe um comentário

Você também pode gostar destes

X
viewup